Porto Seguro: ações da Justiça do Trabalho beneficiam comunidade


A Justiça do Trabalho promoveu neste fim de semana mais um avanço em sua relação com a comunidade de Porto Seguro e região do Extremo Sul do estado, cedendo equipamentos para a atividade de capacitação dos soldados do 8º Batalhão da Polícia Militar e realizando uma corrida/caminhada ecológica que mobilizou 75 pessoas, incluindo magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) e representantes de diversos setores da sociedade local (foto acima). O presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, sua esposa, professora e advogada Vera Oliveira, e os juízes Gilmar Carneiro, auxiliar da Presidência, Andréa Schwarz, titular da Vara do Trabalho de Porto Seguro, e Ivo Daniel Póvoas, auxiliar da Vara, participaram dos dois eventos.

A apresentação dos equipamentos ocorreu no Núcleo de Educação Continuada Sargento PM  Manoel Hilário Torres, na sede do Comando, no bairro do Cambolo, que teve duas salas de aula reformadas e outras duas construídas no começo deste ano graças à reversão da indenização de um processo judicial trabalhista em recursos para a obra. A decisão da reversão foi da juíza Andréa Schwarz, que na destinação do montante consultou o presidente do TRT5 e o Ministério Público. 'fiquei sensibilizada com a carência da população na área de segurança, e após várias conversações, inclusive com o comando do Batalhão, resolvemos aplicar aqui o valor, ao invés de destinar a um fundo estatal. Depois surgiu a necessidade de equipamentos e o presidente do Tribunal se prontificou a ajudar. E nós estamos preparados para contribuir sempre que possível', explicou a magistrada.

                            

Os equipamentos (foto acima) doados pelo Tribunal (oito computadores, três notebooks e quatro impressoras) foram apresentados na manhã do último sábado (18/10), em breve cerimônia que contou, além dos magistrados, com as presenças da prefeita, do vice-prefeito e do presidente da Câmara de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, Beto Nascimento e Paulo Onishi, do deputado estadual eleito Robério Oliveira, do tenente-coronel Valter Serpa, comandante do 8º BPM,  do procurador-geral do Município, Hélio Lima, da vice-presidente da Subseção da OAB de Eunápolis, Emanuela Cristina Garzella, e do delegado da Polícia Federal, Pancho Rivas. O comandante-geral da PM na Bahia, coronel Alfredo Castro, de férias, em viagem pela região, também fez uma breve passagem pelo evento.

Segundo o tenente-coronel Valter Serpa, os equipamentos recebidos pela corporação serão usados não só para treinamento e informação nas salas de aulas, mas alguns devem ser destacados para operações, servindo na identificação de pessoas e automóveis (sistema Infoseg), bem como em outras formas de comunicação via rede. Ainda de acordo com o militar, graças ao apoio da Justiça do Trabalho, o Núcleo de Educação Continuada conseguiu formar este ano 49 policiais para o trabalho na cidade e nos municípios circunvizinhos, com preparação para atendimento ao turismo, atuação na Copa do Mundo e uso de armas não letais.

Falando em seguida, a juíza Andrea Schwarz creditou o sucesso das iniciativas ao entrosamento dos magistrados locais com a Presidência do TRT5, os servidores da Justiça do Trabalho, advogados e outros parceiros dos poderes públicos na cidade. Ela também citou o apoio que vem recebendo do juiz Ivo Daniel, nativo da cidade, na resposta às demandas da população. Já o desembargador Valtércio de Oliveira disse que a ação realizada em Porto Seguro fortalece o Judiciário, pela relevância da contribuição dada à sociedade. 'Devemos acreditar e investir cada vez mais em educação, seja na formação das crianças e jovens, seja na capacitação profissional. É por isso que o Tribunal capacita seus magistrados e servidores, e também apoia iniciativas como esta junto à Polícia Militar', afirmou.

Postar um comentário

0 Comentários